sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Umbanda é Religião e não Profissão

” Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade “"
Onde em 13 de Maio de 1997, a Umbanda e outros seguimentos religiosos, ganharam substancial reforço com a decretação pelo congresso nacional e sanção pelo Presidente da Republica da LEI nº. 9.459/97.
Que através das congregações de todas as raças, capaz de permitir a expressão de varias heranças Culturais em seus Rituais.
RAÇA NEGRA: pajelança africana, egípcias e Meroes, Cultos das Nações;
RAÇA VERMELHA: Pajelança indígena, Predominância de cultos de jurema, Antigo Muyrakitan e tembetá;
RAÇA AMARELA: Orientalismo, Budismo Indiano, Tibetano e Chinês, taoísmo e brahmanismo;
RAÇA BRANCA: Fundamentos Cristãos, Judaicos, Islâmicos, incluindo o Kardecismo, espírita e Benzedores;
Não podendo nunca debater: COR, OPÇÃO SEXUAL, RAÇAS, CREDOS, SITUAÇÃO JURIDICA, OU JUDICIAL,, FINANCEIRA OU PESSOAL.
AS Sete LINHAS: OXALA, YEMANJÁ, OXUM, IANSÃ, XANGO, OGUM, OXOSSI E JUREMA, COSME E DAMIÃO, PRETOS VELHOS (ALMAS).
Os Cânticos: são entoados conf. Orientação dos Caciques.
As Roupas: Brancas em Geral, Guarda-pós, Roupas coloridas só Exus.

10 comentários:

  1. Homenagens do Ano :
    20/01 Oxossi, Oxalá
    02/02 Yemanjá (N.Sra Navegantes)
    ..../04 Pascoa
    22/03 DIA MUNDIAL DA ÁGUA
    27/03 São Lazaro da Percia, Dia do Circo
    01/04 Dia da mentira, Abolição da Escravatura Indígena
    13/04 Dia do Hino Nacional Brasileiro, Dia do beijo
    19/04 Santo Expedito, Dia do Indio
    30/04 Dia Nacional da Mulher
    23/04 Ogum (São Jorge)
    ..../05 Dia das Mães ( 2º Domingo)
    13/05 Pretos-Velhos (Almas),N.S. de Fatima, Lei AUREA Nº 7.658, DE 29.04.1988
    26/05 Espirito Santo (dia da Avó)
    06/06 Dia da Besta
    12/06 Dia dos Namorados ( Santo Onofre)
    13/06 Santo Antonio de Padua (bará da Casa)
    24/06 São João ( Dia do caboclo)
    28/06 Renovação espiritual, Respeito gay
    29/06 São Pedro (Bará da Rua), São paulo
    09/07 N.S. das Graças
    16/07 Nanã
    25/07 São Cristovão (Dia do Motoristas e Colono)
    01/08 Ascensão Nossa Senhora
    08/08 Dia dos Pais (2º Domingo)
    20/08 Dia do vizinho
    26/08 Dia do Vovô
    29/08 Combate ao fumo,(Martirio de São João Batista)
    07/09 Dia da Independência do Brasil - 1822 - LEIS Nº 662/ 06.4.1949 E 5.571/28.11. 1969
    16/09 São Cipriano
    20/09 INÍCIO DA GUERRA DOS FARRAPOS - RS - 1835
    27/09 Cosme e Damião,(dia do Ancião)
    29/09 Xangô (São Miguel, São Gabriel, São Rafael)
    30/09 São Jerônimo( dia do Caminhoneiro)
    04/10 São francisco de Assis, dia Mundial dos Animais, Agente comunitario
    05/10 São Benedito
    11/10 Dia deficiente fisico
    12/10 Dia das Crianças (Nsa Sra. Aparecida LEI Nº 6.802/ 30.06.1980)
    16/10 Dia do pão Mundial da alimentação, Santa Edwiges
    17/10 DIA NACIONAL DE VACINAÇÃO
    28/10 São Judas tadeu
    31/10 DIA DAS BRUXAS - Halloween, Saci Pererê, Estadual da Cultura, Dona de casa.
    02/11 Omulu ( Dia de Finados LEI Nº 9.093/95)
    07/11 Dia do radialista
    08/11 Inicio Semana da Umbanda
    15/11 Termino Semana Umbanda,
    Dia Nacional de Umbanda.RS - LEI Nº 12.647/20.11.2006
    18/11 DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO
    19/11 Dia da bandeira Nacional
    20/11 CONSCIÊNCIA NEGRA (LEI No 10.639/09.01. 2003)
    MORTE DE ZUMBI DOS PALMARES - 1.695,DIA DE ZUMBI - Lei n 9.125-1995
    DIA UNIVERSAL DAS CRIANÇAS
    30/11 Estatuto da terra, reforma agraria, AMIZADE ARGENTINO-BRASILEIRA - DEC. 16\11\2004
    4ª Quinta-feira do mes Dia nacional de Ação de Graças.
    01/12 Dia do Casal 1º Domingo
    04/12 Inhansã (Santa Bárbara)
    08/12 Oxum (Nsa sra Conceição)
    10/12 Dia do Palhaço, Direitos humanos
    12/12 N.S;Guadalupe (Padroeira da América latina)
    13/12 Dia do Cego (Santa Luzia)
    17/12 São Lázaro, São joão da mata (Ecoturismo)
    23/12 Dia do Vizinho
    25/12 Natal (Oxalá), N.S. de Belém, Parteira Tradicional
    28/12 Limpesa Final de Ano
    29/12 Biodiversidade
    31/12 Encontro da Corrente. Dia da esperança.

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  2. TIPOS DE BANHOS
    Basicamente existem dois tipos de banho, de Descarga/Limpeza e de Energização/Fixação

    Banhos de Descarga

    É o mais conhecido, e como o próprio nome diz, o Banho de Descarga (ou descarrego) serve para descarregar e limpar o corpo astral, eliminando a precipitação de fluídos negativos (inveja, ódio, olho grande, irritação, nervosismo, etc). Suprime os males físicos externamente, adquiridos de outrem ou de locais onde estiverem os médiuns. Este banho pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que seguindo as recomendações das Entidades/Guias Espirituais ou do seu Pai ou Mãe de Santo.
    Estes banhos servem para livrar o indivíduo de cargas energéticas negativas. Conforme vivemos, vamos passando por vários ambientes, trocamos impressões com todo o tipo de indivíduo e como estamos num planeta atrasado em evolução espiritual, a predominância do mal e de energias negativas são abundantes. Todos estes pensamentos, ações, vão criando larvas astrais, miasmas e etc., que vão se aderindo à aura das pessoas. Por mais que nos vigiemos, ora ou outra caímos com o nosso nível vibratório e imediatamente estamos entrando nesta faixa vibratória.

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  3. Banho de Descarga com Ervas:
    Quando feito com ervas, as mesmas devem ser colhidas por pessoas capacitadas para tal, em horas e condições exigidas, entretanto, podem ser usadas também as adquiridas no comércio (frescas), desde que quem vá usá-las, as conheça.
    Banhos com essências também devem ser utilizados com cuidado, pois contêm muita vibração, somente administrados por pessoas capacitadas.
    O banho de descarga mais usado é feito com ervas positivas, variando de acordo com os fluídos negativos acumulados que uma pessoa está carregando, e de acordo com os orixás que a pessoa traz em sua cabeça. O banho de descarga com ervas deve ser tomado após o banho rotineiro, de preferência com sabão da costa, sabão neutro ou sabão de coco.
    Um banho de descarga não deve ser jogado brutalmente pelo corpo e sim suavemente, com o pensamento voltado para as falanges que vibram naquelas ervas ali contidas. Ao tomarmos o banho de descarrego podemos também entoar um ponto cantado, chamando os guias que vibram com aquelas ervas ali maceradas.
    Ao terminarmos o banho de descarga, devemos recolher as ervas e "despachá-las" em algum local de vibração da natureza como, por exemplo, num Rio (rio abaixo), no mar, numa mata, etc.; Ou até mesmo em água corrente.
    Hoje em dia há banhos de descarga que são comprados prontos, mas não são recomendados, pois muitos não são preparados com o rigor que deveriam ser. Pois para preparar um banho, devemos colher as ervas certas, caso contrário, não há efeito positivo e/ou completo.
    Após um Banho de Descarga, é aconselhável, que se tome algum Banho de Energização, com ervas de Oxalá, ou com as ervas do Orixá do médium.

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  4. Banho de Sal Grosso:
    Este é o banho mais comumente utilizado, devido à sua simplicidade e eficiência. O sal grosso é excelente condutor elétrico e “absorve” muito bem os átomos eletricamente carregados de carga negativa, que chamamos de íons. Como, em tudo há a sua contraparte etérica, a função do sal é também tirar energias negativas aderidas na aura de uma pessoa. Então este banho é eficiente neste aspecto, já que a água em união como o sal, “lava” toda a aura.
    O preparo deste banho é bem simples, basta, após um banho normal, banhar-se de uma mistura de um punhado de sal grosso, em água morna ou fria. Este banho é feito do pescoço para baixo, não lavando os dois chacras superiores (coronário e frontal).
    Após o banho, manter-se molhado por alguns minutos (uns 3 minutos) e enxugar-se sem esfregar a toalha sobre o corpo, apenas secando o excesso de umidade. O melhor é não se enxugar, mas vai de cada um.
    Algumas pessoas, neste banho, pisam sobre carvão vegetal ou mineral, já que eles absorverão a carga negativa.
    Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um banho de energização, já que além das energias negativas, também descarregaram-se as energias positivas, ficando a pessoa desenergizada.
    Este banho, não deve ser realizado de maneira intensiva (todos os dias ou uma vez por semana, por exemplo), pois ele realmente tira a energia da aura, deixando-o muito vulnerável.
    Existem pessoas que usam a água do mar, no lugar da água e sal grosso.

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  5. BANHOS DE ENERGIZAÇÃO

    São recomendados para ativar e afinizar as forças dos Orixás, Protetores de Cabeça e do Anjo da Guarda.
    Seus principais efeitos são ativar e revitalizar as funções psíquicas, para uma melhor incorporação; melhorar a sintonia com as entidades.
    Este banho reativa os centros energéticos e refaz o teor positivo da aura. É um banho que devemos usar quando vamos trabalhar normalmente nas sessões. Também, podemos usá-lo regularmente, independente de trabalharmos ou não como médiuns.

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  6. Amaci
    É o banho mais conhecido pelas pessoas que começam a freqüentar os Centros de Umbanda e que somente deve ser indicados por uma Entidade Espiritual ou pelo Guia Chefe do Terreiro, Pai/Mãe-de-Santo, Zelador(a) do Terreiro, Babalaô ou Chefe de Culto. É o banho que derramado da cabeça aos pés, pois é preparado de acordo com o Orixá do médium.
    Normalmente quando o filho esta em duvida de quem seja seu Pai ou Mãe de Cabeça, usa-se um Amaci de Oxalá, o qual rege a cabeça de todos nós, pois todos somos filhos de Oxalá.
    O banho de ervas (amaci) age como um neutralizador de correntes negativas, e como um energizador, dando a pessoa força suficiente, para que ela possa sair do estado em que se encontra

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  7. Em todos os banhos, onde se usam as ervas, devemos nos preocupar com alguns detalhes :
     Ao adentrar numa mata para colher ervas ou mesmo num jardim, saudamos sempre Ossaim que é responsável pelas folhas;
     Antes de colhermos as ervas, toquemos levemente a terra, para que descarreguemos nossas mãos de qualquer carga negativa, que é levada para o solo;
     Não utilizar ferramentas metálicas para colher, dê preferência em usar as próprias mãos, já que o metal faz com que diminua o poder energético das ervas;
     Normalmente usamos folhas, flores, frutos, pequenos caules, cascas, sementes e raízes para os banhos, embora dificilmente usemos as raízes de uma planta, pois estaríamos matando-a;
     Colocar as ervas colhidas em sacos plásticos, já que são elementos isolantes, pois até chegarmos em casa, estaremos passando por vários ambientes;
     Lavar as ervas em água limpa e corrente;
     Os banhos ritualísticos devem ser feitos com ervas frescas, isto é, não se demorar muito para usá-las, pois o Prana contido nelas, vai se dispersando e perde-se o efeito do banho;
     A quantidade de ervas, que irão compor o banho, são 1 ou 3 ou 5 ou 7 ervas diferentes e afins com o tipo de banho.
     Não usar aqueles banhos preparados e vendidos em casas de artigos religiosos, já que normalmente as ervas já estão secas, não se sabe a procedência nem a qualidade das ervas, nem se sabe em que lua foi colhida, além de não ter serventia alguma, é apenas sugestivo o efeito.
     Banhos feitos com água quente devem ser feitos por meio da abafação e não fervimento da água e ervas, isto é, esquenta-se a água, até quase ferver, apague o fogo, deposite as ervas e abafe com uma tampa, mantenha esta imersão por uns 10 minutos antes de usar.
     Os banhos não devem ser feitos nas horas abertas do dia (06 horas, 12 horas ou meio-dia, 18 horas e 24 horas ou meia-noite), pois as horas abertas são horas “livres” onde todo o tipo de energia “corre”. Só realizamos banhos nestas horas, normalmente os descarregos com ervas, quando uma entidade prescrever (normalmente um Exú).
     Não se enxugar, esfregando a toalha no corpo, apenas, retire o excesso de umidade, já que o esfregar cria cargas elétricas (estática) que podem anular parte ou todo o banho.
     Após o banho, é importante saber desfazer-se dos restos das ervas. Retiramos os restos das ervas que ficaram sobre o nosso corpo, juntamos com o que ficou no chão. E despachamos em algum local de vibração da natureza como, por exemplo, num Rio (rio abaixo), no mar, numa mata, etc.; Ou até mesmo em água corrente.

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  8. OUTROS BANHOS:
    Além destes banhos preparados, podemos contar com outros tipos de banhos, que podem ter algum efeito, dependendo da maneira que os encaremos:


    Banhos Naturais:
    Não são apenas os banhos preparados que são usados para descarga/energização, os banhos naturais são excelentes. Por exemplo: os banhos de cachoeira, de mar, de água de Mina, de chuva (axé de Nanã), de rio, etc.
    São banhos que realizamos em locais de vibração da natureza, onde as energias são abundantes. Neste caso, não precisamos nos preocupar em não molhar os chacras superiores (coronal e frontal). Claro que devemos para isto buscar locais livres da poluição.
    Dentre eles podemos destacar:
    Banhos de Chuva:
    O banho de chuva é uma lavagem do corpo associada à Nanã; uma limpeza de grande força, uma homenagem a este grande orixá.

    Banhos de Mar:
    Ótimos para descarrego e para energização, principalmente sob a vibração de Yemanjá.
    Podemos ir molhando os chacras à medida que vamos adentrando no mar, pedindo licença para o povo do mar e para Mamãe Yemanjá. No final, podemos dar um bom mergulho de cabeça, imaginando que estamos deixando todas as impurezas espirituais e recarregando os corpos de sutis energias. Ideal se realizado em mar com ondas e sob o sol.
    Banhos de Cachoeira:
    Com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces. A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias, ao mesmo tempo que limpamos toda a nossa alma. Saudemos, pois Mamãe Oxum e todo povo d’água. Ideal se tomado em cachoeiras localizadas próximas de matas e sob o sol.

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  9. http://www.blogger.com/profile/10390759976704573462

    Ola meus bons amigo gostaria de esta ligado aos irmão de fé,Atravez deste meu blooger...

    Um forte abraço aos irmão,,,

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  10. OS MANDAMENTOS DE UM MÉDIUM UMBANDISTA.

    01 – Amar a DEUS acima de todas as coisas, aos Orixás e a Umbanda acima de todas as outras religiões.
    02 – Vestir a roupa branca e incorporar seus guias só no centro ou em local seguro.
    03 – Não ficar visitando outros centros em vão, ou seja só por curiosidade, mas participe pois somos todos irmãos de fé.
    04 – Se visitar um centro, entrar em silencio, assistir aos trabalhos a não ser que seja chamado a participar, tomar o passe e sair em silencio.
    05 – Não comentar ou criticar as práticas alheias, sejam elas do seu agrado ou não, concorde com elas ou não, porque elas não são as suas e sim, deles.
    06 – Não fazer comentários desairosos sobre os cultos e trabalhos realizados em outros centros de Umbanda.
    07 – Não copiar fundamentos alheios e manter-se fiel aos da Umbanda.
    08 – Não profanar o que é sagrado e não sacralizar o que é profano.
    09 – Cuidar da sua mediunidade e deixar a dos seus irmãos de fé, que os Pais ou Mães Espirituais e os guias deles cuidarão.
    10 – Não emitir opiniões sobre o assunto religioso que não conhece em profundidade ou sobre o qual sequer conhece.
    11 – Não imitar e não invejar os trabalhos e as forças espirituais dos seus irmãos de fé.
    12 – Se, por alguma razão, não se sentir satisfeito no centro que está frequentando, peça licença para se afastar dos trabalhos, mas guarde só para você as razões do seu afastamento.
    13 – Se saiu do centro que frequentava, não fique criticando-o ou ao seu dirigente porque, por certo tempo, tanto o centro quanto o seu dirigente lhe foram úteis e o ampararam.
    14 – Não faça comentários sobre os trabalhos realizados no seu centro para pessoas que não o conhecem ou não participam do dia a dia dele e do que nele é realizado.
    15 – Não fique procurando ou pondo defeitos em seus irmãos de fé, e sim, procure-os em si e tente livrar-se deles antes que descubram que não és o “ser perfeito” que aparentas ser.
    16 – Lembre-se disso: - Todos possuem defeitos e imperfeições, mas cada um só deve cuidar dos seus.
    17 – Trabalhe a favor e no benefício do crescimento do seu centro e no dos seus irmãos de corrente, que toda a corrente trabalhará no seu benefício e no das suas forças espirituais.
    18 – Cada centro tem os seus fundamentos, e os do seu não são melhores ou mais poderosos que os dos outros. Apenas são diferentes!
    19 – Faça a caridade, seja ela espiritual ou material, sem esperar nenhum tipo de recompensa, pois fazê-la esperando algo em troca não é caridade, e sim, é troca de benefícios.
    20 – Se, o ato de auxiliar alguém caritativamente com o seu dom mediúnico e com a força dos seus Guias e dos seus Orixás não lhe for gratificante ou recompensador, pare enquanto é tempo, porque, de insatisfeitos e de exploradores do próximo, o inferno está cheio!
    21 - Respeitar seus Guias, Entidades e Orixás, assim como os de seus irmãos e visitantes que chegarem para prestigiar o Templo.
    22 – (Que outros irmãos de fé acrescentem aqui outras regras que acharem necessárias ao aperfeiçoamento doutrinário dos médiuns umbandistas)

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